Iniciamos nosso ano letivo com as professoras e funcionários nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2013. Nestas datas foram retomados alguns itens que são relevantes para a inserção das crianças na instituição. Abordamos algumas atividades como sugestão para o período de transição da criança entre a família e Cmei.
Este momento foi direcionado pelas coordenadoras pedagógicas Edenise e Silva que apresentaram sugestões de atividades e promoverem momentos para a troca de experiências entre as professoras e sugestões de atividades por cada grupo de professora.
No período vespertino a Diretora Danielle direciounou as atividades iniciando o encontro com o vídeo Desejos para 2013 do site todos pela Educação.
Em seguida foi realizada a leitura da mensagem "Vamos falar de gente"
Vamos falar de gente, de pessoas...
Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente?
Pessoas são um presente.
Algumas têm um embrulho bonito,
como os presentes de Natal, Páscoa ou festa de
aniversário.
Outras vêm em embalagem comum.
E há as que ficaram machucadas no correio...
De vez em quando uma Registrada.
São os presentes valiosos.
Algumas pessoas trazem invólucros fáceis.
De outras, é dificílimo, quase impossível, tirar a
embalagem.
É fita durex que não acaba mais...
Mas... a embalagem não é o presente.
E tantas pessoas se enganam, confundindo a
embalagem com o presente.
Por que será que alguns presentes são complicados
para a gente abrir?
Talvez porque dentro da bonita embalagem haja muito
pouco valor.
E bastante vazio, bastante solidão. A decepção
seria grande.
Também você amigo.
Também eu.
Somos um presente para os outros.
Você para mim, eu para você.
Triste se formos apenas um presente-embalagem:
muito bem empacotado e quase nada, lá dentro!
Quando existe verdadeiro encontro com alguém,
no diálogo, na abertura, na fraternidade,
deixamos de ser mera embalagem e passamos à
categoria de reais presentes.
Nos verdadeiros encontros humanos,
acontecem coisas muito comoventes e essenciais:
mutuamente nós vamos desembrulhando,
desempacotando, revelando...
Você já experimentou essa imensa alegria da vida?
A alegria profunda que nasce da alma,
quando duas pessoas se comunicam virando um
presente uma para outra?
Conteúdo interno é segredo
para quem deseja tornar-se Presente aos irmãos de
cada estrada
e não apenas embalagem...
Um presente assim não necessita de embalagem.
É a verdadeira alegria que a gente sente e não
consegue descrever,
só nasce no verdadeiro encontro com alguém.
A gente abre, sente e agradece a Deus.
Realimos a dinâmica de boas vindas com o tema "valores" onde adaptamos a dinâmica para o grupo de adultos e fizemos a sistematização com a mensagem anterior.
Dinâmica de Boas
Vindas
Tema: valores
Os gestos podem ser definidos de outra forma também, de acordo com a
intimidade desenvolvida pela turma com o passar dos dias e desenvolvimento do
afeto entre eles, pois nos primeiros dias, como não se conhecem ainda, pode ser
frustrante propor uma atividade onde eles têm que se tocar, já que muitos ficam
retraídos no início! Essa sugestão pode ser gancho para uma temática, uma
atividade de relaxamento, como atividade nos primeiros dias de aula...
Execução e Organização:
As crianças podem estar dispostas em círculo, sentadas no chão, na sala
ou no pátio; nos seus lugares, em grupos...
Antes de iniciar, a professora explica a atividade e combina os gestos
(ou mostra os cartazes com os símbolos e a combinação).
Depois de “treinar” um pouquinho, a atividade pode ser realizada.
PAZ: levanta os braços
AMOR: "joga beijo”
SOLIDARIEDADE: abraça a si mesmo (ou a um colega)
BOAS VINDAS: Bate palmas
Era uma vez, um menino chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo
diferente, cheio de coisas boas, amizade e felicidade.
AMOR tinha um lindo sonho: que todas as pessoas do mundo colocassem em
prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ.
AMOR sabia que não era um sonho impossível, mas difícil de realizar.
Então, partiu pelo mundo pedindo ajuda a todas as crianças.
Na escola onde estudava encontrou seus amigos e contou seu sonho. Neste
instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e
que a SOLIDARIEDADE existia no interior de cada pessoa.
Neste momento, um amigo perguntou:
- AMOR, você encontrou um mundo cheio da PAZ e da SOLIDARIEDADE que
procurava?
O AMOR alegre respondeu:
- Sim encontrei! Ele existe no coração de cada pessoa, basta sabermos nos
colocar no lugar do outro.
*Assim, o menininho chamado AMOR e seus amigos ficaram muito felizes e
saíram por toda a escola, alegres por iniciarem mais um ano letivo e
distribuindo sorrisos de BOAS VINDAS.
Prosseguimos o encontro com a mensagem referente ao amigo e com a dinâmica "Amigo Protetor"
Mensagem
“Amigo,
obra-prima que conta o milagre que acontece toda vez que a vida arruma um modo
para aproximar as almas irmãs. Buquê de risos desarmados, olhares que ouvem,
abraços que dizem. Árvore frondosa e a sombra dela, onde podemos descansar um
pouco, ouvir o canto bom de um passarinho e outro, sorrir para a folha que sabe
dançar mesmo quando cai. Lugar de azul macio quando faz sol no coração da gente
e quando as chuvas mais fortes alagam nossos olhos. Canção feita de acordes que
acordam belezas que às vezes demoram à beça para cantar de novo. Uma ideia
feliz do quanto o amor é pura arte.”
Ana Jácomo
Dinâmica:
Protetor / Protegido
A dinâmica citada acima funciona
mais ou menos como um amigo secreto, com o diferencial que não há a
necessidade de "presentear" seu "protegido", mas fazer-se
presente na vida dele (a) de forma criativa e constante. Iremos trocar mensagens,
bilhetes, pequenos mimos que será aproximadamente por um semestre. No retorno do segundo semestre iremos realizar a revelação do nosso protegido (e descobrimos nosso protetor) além de
compartilharmos o que essa experiência nos fez refleti.
Em seguida foram repassados alguns recados refente a nossa rotina e alguns itens relevantes para o bom andamento das atividades.
Realizamos a leitura do regimento interno onde demos ênfase para alguns itens importantes que não podem ser esquecidos.
As professoras realizaram a apresentação do resumo do livro que foi direcionado no ano de 2012 para que elas realizassem a leitura de um documento referente ao projeto que estavam desenvolvendo ou de acordo com a faixa etária das crianças de sua turma.
Finalizando com um momento para o planejamento e organização das salas de aula.