Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

A PEDAGÓGIA DE PROJETOS NO CMEI CIRANDA DO SABER

         O trabalho com projetos possibilita um grande envolvimento na prática cotidiana. A professora com as crianças, vive o processo de construção do projeto. Isso torna possível a constante reflexão sobre a prática pedagógica, articulando as experiências realizadas com o contexto que vivenciam.
Os temas partem das necessidades/desejos do grupo percebidos pela professora. Essa tem o papel de mediadora na sala de aula, ou seja, vai viabilizando e organizando o trabalho através de constantes observações da turma para assim perceber o que está despertando o interesse das crianças.
O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.
O ambiente também deve ser visto como parte integrante dessa ação pedagógica, pois ele e um provocador de aprendizagem, incentivador e estruturador das experiências corporais afetivas, sociais e de linguagem da criança.
Cabe então ao professor observar a emergência do novo, conectar os conhecimentos da realidade dos alunos aos conhecimentos científicos, ser articulador e intermediar ações das crianças e os objetos de conhecimento.

PAINÉIS COM OS TEMAS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CMEI CIRANDA DO SABER