Os temas partem das necessidades/desejos do grupo
percebidos pela professora. Essa tem o papel de mediadora na sala de aula, ou
seja, vai viabilizando e organizando o trabalho através de constantes
observações da turma para assim perceber o que está despertando o interesse das
crianças.
O planejamento
desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por
fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se
originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais,
de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil, de tal forma que
se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da
criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de
jogo, trabalho e lazer.
O ambiente também deve ser visto como parte integrante
dessa ação pedagógica, pois ele e um provocador de aprendizagem, incentivador e
estruturador das experiências corporais afetivas, sociais e de linguagem da
criança.
Cabe então ao professor observar a emergência do novo,
conectar os conhecimentos da realidade dos alunos aos conhecimentos
científicos, ser articulador e intermediar ações das crianças e os objetos de
conhecimento.
PAINÉIS COM OS TEMAS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CMEI CIRANDA DO SABER