PROJETO: PRIMEIRAS ACROBACIAS
PROFESSORAS: EVANILDA, CINTYA E THAISE
TURMA: CRECHE I B
O
Projeto “Primeiras Acrobacias” será desenvolvido com 21 crianças na faixa
etária de 1 a 2 anos, da turma da creche I B do Centro Municipal de
Educação Infantil Ciranda do Saber, pelas professoras Cintya Aparecida Canani,
Evanilda de Jesus Lopes Costa e Thaíse G. de Fatª Lino zabroski, durante
o período de maio a agosto do ano de 2012.
A
escolha do tema surgiu através da observação em sala de aula, onde as crianças
estavam explorando e deslocando-se pelo espaço. O projeto será desenvolvido com
o espaço interno e externo do Cmei e passeios em locais que promovam
conhecimento e aprendizagem.
Sabemos que “Os desenvolvimentos
físicos e perspectivos tem uma grande importância para a criança, já que o
corpo constituiu a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil.
O corpo é a é um instrumento que permite realizar os processos básicos de
adaptação ao meio exterior e é o canal de comunicação com os demais seres
humanos.
A capacidade da criança usar o corpo, o
amadurecimento do sistema nervoso e o crescimento dos músculos e ossos
possibilitarão o rastejar,o caminhar e passam a fazer parte do respeito motor
da criança.
Dessa forma esse projeto ira trabalhar, com
os alunos para favorecer a destreza, progressiva, em deslocar-se no
espaço, proporcionando o desenvolvimento oral e corporal das crianças, por meio
da música, brincadeiras, jogos de imitação e mímica e através da manipulação de
objetos.
Promovemos
momentos que estimularam a percepção de
expressões facias e corporais, situações nas quais as crianças aprimoraram suas
habilidades psicomotoras, desenvolvendo assim a noção de lateralidade, mediando
o processo de ampliação relacionado ao gênero e diversidade social.
Proporcionamos
experiências que envolveram a idealização dos sentidos, a destreza progressiva
no espaço físico, atitude e confiança nas próprias capacidades motoras e
socias, ampliando possibilidades de gestos e rítmos corporais, como meios de
expressão e comunicação.
Desenvolvemos
a auto-confiança, auto-estima em prática a autonomia e possibilidades
expressivas do próprio corpo.
Exploramos e
utilizamos movimentos de expressão, encaixe e lançamento utilizando objetos e
expressamos corporalmente através da música.
Estimulamos
de várias maneiras a comunicação oral, interagindo e expressando desejos,
necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral. E autonomia para
alimentar-se sozinho, situar e deslocar-se no espaço. Descobrimos as
características e possibilidades explorando as características e possibilidades
explorando objetos e brinquedos.
Favorecemos o
desenvolvimento oral e corporal, familiarizando com a imagem do próprio corpo,
o controle dos movimentos em diferentes formas de deslocamento capacidade de
segurar, manusear e modificar objetos estimulando assim a coordenção motora e a
percepção auditiva.
Realizamos
com as crianças atividades de expressão dos pés e mãos, onde foi confeccionado
cartazes e trabalhado músicas sobre o mesmo, assim promovendo conhecimento de
si mesmo, da percepção tátil, as cores e as sensações.
Ao realizar a
atividade percebemos om grande interesse das crianças e a necessidade do
conhecimento dos pés e mãos, onde muitos sentem o prazer de se descobrir, assim
promovemos a experiência que trabalhamos a percepção facial e corporal
envolvendo a idealização dos sentidos.
Organizamos um espaço onde
confeccionamos o “esconde-esconde”, feito com bambolê, tiras de tnt colorido e
elástico.
Espaço onde
as crianças adoravam brincar, tendo o prazer em esconder e achar os colegas e
as professoras, também estavam presente nas brincadeiras faz de conta.
Trabalhamos noções de localização, dentro/fora, através de brincadeiras espontâneas que aconteciam no dia a dia.
Praticamos
junto com as crianças alguns exercícios que proporcionaram o movimento do
corpo, como: deitar e erguer as pernas, segurar nos joelhos , esticar-se,
sentar “índio”, pular entre outros.
Muitos sentiam dificuldade ao realizar alguns dos exercícios, assim exploramos
o equilíbrio e coordenação motora.Trabalhamos noções de localização, dentro/fora, através de brincadeiras espontâneas que aconteciam no dia a dia.
As crianças
mostarvam interessadas em realizar as atividades, sempre curiosas e tinham como
prazer ajudar os colegas.
Confeccionamos
rolos feito com espuma, encapados e decorado com tnt colorido. Os mesmos faziam
parte do espaço do aconchego.
As crianças adoravam segurar, deitar, erguer e rolar sobre eles, carregando-os pela sala. Estavam presente na hora do descanso e nas brincadeiras de faz de conta. Exploramos a imaginação e os movimentos através dos rolos.
Visamos a
importância dos pais no desenvolvimento de seus filhos e a necessidade que as
crianças tinham de se movimentar dentro da sala de aula, construímos o
brinquedo “trepa-trepa”, confeccionado com cano pvc e areia (trazida por pais
de alunos) e encapado com tnt colorido.As crianças adoravam segurar, deitar, erguer e rolar sobre eles, carregando-os pela sala. Estavam presente na hora do descanso e nas brincadeiras de faz de conta. Exploramos a imaginação e os movimentos através dos rolos.
A confecção
do mesmo foi feita com a ajuda de um pai.
Trepa-trepa
um brinquedo e espaço onde permitiam as crianças se movimentarem dentro da sala
de aula. Exploramos a possibilidade de se movimentar dentro dos limites e
potencialidades de cada um, adquirindo a auto-confiança e autonomia através das
capacidades motoras, desenvolvemos também a coordenação, noção de espaço,
lateralidade e flexibilidade.
Realizamos
brincadeiras fazendo bolinhas de sabão, onde as crianças se divertiram,
movimentando-se no espaço. As atividades foram realizadas no solário e na grama
externa.
Trabalhamos a
forma geométrica “círculo”, a coordenação motora ampla e autonomia, no qual as
crianças se movimentaram explorando o espaço. A atividade foi realizada com as
crianças várias vezes, no decorrer das mesmas elas aprenderam a assoprar,
conseguindo realizar a mesma “fazer a bolinha”, se sentiram confiantes e
orgulhosos ao aprender.
Organizamos o
espaço “Espelho, espelho meu...” lugar onde colocamos o nosso espelho e
aconteceram vários momentos de estimulção e conhecimento.
Dentre as
atividades realizadas trabalhamos os sentimentos, onde as crianças
demonstravam: alegria, tristeza e brabeza, através de expressões faciais. Foram
realizadas pintura no rosto, na qual trabalhamos o sentimento alegria,
realizamos também massagens, explorando o corpo e o seu conhecimento.
Durante o dia
aconteceram vários momentos espontâneos, no qual as crianças exploravam o
espaço, olhavam-se e faziam caretas, através de expressões facias que mostravam
seus sentimentos.
O brincar de
roda estiveram presente em vários momentos durante o decorrer do projeto. Foram
realizado várias brincadeiras de roda, dentro da sala de aula, no solário e na
parte externa, onde tiveram uma melhor noção de espaço.
Dentre todas
as brincadeiras de roda, as mais trabalhadas foram: “Roda Cotia, Ciranda
cirandinha, A Canoa virou, Atirei o pau no gato”, sendo as mais preferidas das crianças.
Cantamos,
brincamos e através das mesmas trabalhamos a organização explorando o “círculo”,
coordenação, localização, movimento e música. Durante o dia a dia o brincar de
roda esteve nas brincadeiras, que aconteciam espontaneamente, convidando os
colegas para formar a roda e cantavam, assim aprenderam noções de espaço e
ddesenvolveram a linguagem oral através da música, adquirindo o gosto pela
mesma, visando sempre o movimento.
Promovemos
momentos de diversão e aprendizagem, realizando atividades e brincadeiras com
bolas.Com o brincar de bola aprenderam: correr, jogar, chutar com mais
equilíbrio e coordenação. As atividades foram realizadas no solário, na grama
externa do cmei e estavam também na sala de aula, onde as crianças exploravam
as mesmas.
Na grama
externa brincamos com bolas: “jogando para cima, chutando e rolando-as”, onde
as crianças exploravam todo o espaço, visando o grande desenvolvimento motor
das crianças. Exploramos também as noções de espaço “dentro/fora”, em as
atividades utilizando a linha do movimento.
Tinhamos em
sala de aula bolinhas coloridas, a qual as crianças adoravam o brincar e o
manuseio das mesmas.
Confeccionamos
junto com as crianças bolinhas de jornal, encapadas de papel crepom coloridos,
a qual esteve em nossas brincadeiras. Mostraram interessados na confecção e
adoraram o manuseio e o brincar com as mesmas.
Vamos dançar?
A música e a dança esteve presente durante todo o nosso projeto. Assim ficou mais divertido...
Ouvimos, cantamos e dançamos as músicas mais
preferida das crianças: “Borboletinha, Pintinho amrelinho, O sapo não lava o
pé, entre outras.
Durante as
atividades foi vísivel o grande interesse e envolvimento das crianças,
mostravam interessados também em dançar com os colegase professoras. Tiveram um
grande desenvolvimento oral e corporal, adquiriram rítmo corporal e aprenderam
letras de músicas.
Trabalhamos através das mesmas a socialização, rítmo corporal, linguagem oral, gestos, onde todos participaram de forma divertida. A música e a dança estiveram também em atividades diversificadas no cmei: apresentações, semana das crianças entre outras.
Trabalhamos através das mesmas a socialização, rítmo corporal, linguagem oral, gestos, onde todos participaram de forma divertida. A música e a dança estiveram também em atividades diversificadas no cmei: apresentações, semana das crianças entre outras.
Foram
realizadas brincadeiras com bexigas,
aconteceram no solário e em sala de aula, a qual as crianças adorarm. Joga,
pega, estoura, segura... Através das mesmas trabalhamos a coordenação motora de
forma divertidae prazerosa, explorando as cores.
Durante todas as ativiaddes realizadas com bexigas, mostravam-se entusiasmados,exploravam as mesmas movimentando-as pelo espaço. Ao estourar as bexigas achavam divertido, alguma das crianças mostravam inseguros, não estourando.Realizamos atividades em que foi desenhado nas bexigas, cada qual escolhia o desenho, mostravam carinhosos, cuidando de sua bexiga.
Praticamos
atividades com intuito de desenvolver o equilíbrio. Equilibrar-se sobre
obsttáculos parecia difícil, mas pouco a pouco as crianças foram se sentindo
confiantes e seguros.Durante todas as ativiaddes realizadas com bexigas, mostravam-se entusiasmados,exploravam as mesmas movimentando-as pelo espaço. Ao estourar as bexigas achavam divertido, alguma das crianças mostravam inseguros, não estourando.Realizamos atividades em que foi desenhado nas bexigas, cada qual escolhia o desenho, mostravam carinhosos, cuidando de sua bexiga.
Usamos como material a linha do movimento e uma tábua sobre caixas de madeira, onde as crianças andavam sobre a mesma. Essas atividades foram realizadas várias vezes, para visar o desenvolvimento durante o decorrer das mesmas.
Nas primeiras ativiades realizadas notamos a dificuldade das crianças andarem sobre a mesma, muitas mostravam inseguras, precisando sempre do auxílio das professoras. Visamos o grande desenvolvimento corporalmdas crianças, se sentem mais confiantes, até saltando sem precisar do auxílio das professoras, tendo um bom equilíbrio e coordenação.
Confeccionamos um tapete bem colorido com as fotos das crianças e os nomes, o qual fazia parte do espaço “espelho, espelho meu...”
As crianças adoravam o manuseio do mesmo, identificavam-se e identificavam os colegas, estimulando o conhecimento entre eles.
O tapete das
fotos, serviu também para identidade de cada criança. Durante o dia a dia
sempre brincavam com o mesmo e gostavam de carrega-lo pela sala, manuseando e
explorando-o.
Foi confeccionado móbiles com
bambolês, elásticos e bolinhas coloridas, através deles exploramos a
coordenação, flexibilidade, noção de espaço . As crianças exploravam bastante,
passando por dentro, manuseando os mesmos e passando-o pelo corpo.