Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO: PRIMEIRAS ACROBACIAS


PROJETO: PRIMEIRAS ACROBACIAS
PROFESSORAS: EVANILDA, CINTYA E THAISE
TURMA: CRECHE I B

O Projeto “Primeiras Acrobacias” será desenvolvido com 21 crianças na faixa etária de 1 a 2  anos, da turma da creche I B  do Centro Municipal de Educação Infantil Ciranda do Saber, pelas professoras Cintya Aparecida Canani, Evanilda de Jesus Lopes Costa e Thaíse G. de Fatª Lino zabroski,  durante o período  de maio a agosto do ano de 2012.
A escolha do tema surgiu através da observação em sala de aula, onde as crianças estavam explorando e deslocando-se pelo espaço. O projeto será desenvolvido com o espaço interno e externo do Cmei e passeios em locais que promovam conhecimento e aprendizagem.
 Sabemos que “Os desenvolvimentos físicos e perspectivos tem uma grande importância para a criança, já que o corpo constituiu a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil. O corpo é a é um instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e é o canal de comunicação com os demais seres humanos.
A capacidade da criança usar o corpo, o amadurecimento do sistema nervoso e o crescimento dos músculos e ossos possibilitarão o rastejar,o caminhar e passam a fazer parte do respeito motor da criança.
Dessa forma esse projeto ira trabalhar, com os alunos para favorecer  a destreza, progressiva, em deslocar-se no espaço, proporcionando o desenvolvimento oral e corporal das crianças, por meio da música, brincadeiras, jogos de imitação e mímica e através da manipulação de objetos.
 Promovemos momentos  que estimularam a percepção de expressões facias e corporais, situações nas quais as crianças aprimoraram suas habilidades psicomotoras, desenvolvendo assim a noção de lateralidade, mediando o processo de ampliação relacionado ao gênero e diversidade social.
Proporcionamos experiências que envolveram a idealização dos sentidos, a destreza progressiva no espaço físico, atitude e confiança nas próprias capacidades motoras e socias, ampliando possibilidades de gestos e rítmos corporais, como meios de expressão e comunicação.
Desenvolvemos a auto-confiança, auto-estima em prática a autonomia e possibilidades expressivas do próprio corpo.
Exploramos e utilizamos movimentos de expressão, encaixe e lançamento utilizando objetos e expressamos corporalmente através da música.
Estimulamos de várias maneiras a comunicação oral, interagindo e expressando desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral. E autonomia para alimentar-se sozinho, situar e deslocar-se no espaço. Descobrimos as características e possibilidades explorando as características e possibilidades explorando objetos e brinquedos.
Favorecemos o desenvolvimento oral e corporal, familiarizando com a imagem do próprio corpo, o controle dos movimentos em diferentes formas de deslocamento capacidade de segurar, manusear e modificar objetos estimulando assim a coordenção motora e a percepção auditiva.
Realizamos com as crianças atividades de expressão dos pés e mãos, onde foi confeccionado cartazes e trabalhado músicas sobre o mesmo, assim promovendo conhecimento de si mesmo, da percepção tátil, as cores e as sensações.
Ao realizar a atividade percebemos om grande interesse das crianças e a necessidade do conhecimento dos pés e mãos, onde muitos sentem o prazer de se descobrir, assim promovemos a experiência que trabalhamos a percepção facial e corporal envolvendo a idealização dos sentidos.
 Organizamos um espaço onde confeccionamos o “esconde-esconde”, feito com bambolê, tiras de tnt colorido e elástico.
 Espaço onde as crianças adoravam brincar, tendo o prazer em esconder e achar os colegas e as professoras, também estavam presente nas brincadeiras faz de conta.
 Trabalhamos noções de localização, dentro/fora, através de brincadeiras espontâneas que aconteciam no dia a dia.
Praticamos junto com as crianças alguns exercícios que proporcionaram o movimento do corpo, como: deitar e erguer as pernas, segurar nos joelhos , esticar-se, sentar “índio”, pular  entre outros. Muitos sentiam dificuldade ao realizar alguns dos exercícios, assim exploramos o equilíbrio e coordenação motora.
 As crianças mostarvam interessadas em realizar as atividades, sempre curiosas e tinham como prazer ajudar os colegas.
Confeccionamos rolos feito com espuma, encapados e decorado com tnt colorido. Os mesmos faziam parte do espaço do aconchego. 
As crianças adoravam segurar, deitar, erguer e rolar sobre eles, carregando-os pela sala. Estavam presente  na hora do descanso e nas brincadeiras  de faz de conta. Exploramos a imaginação e os movimentos através dos rolos.
Visamos a importância dos pais no desenvolvimento de seus filhos e a necessidade que as crianças tinham de se movimentar dentro da sala de aula, construímos o brinquedo “trepa-trepa”, confeccionado com cano pvc e areia (trazida por pais de alunos) e encapado com tnt colorido.
A confecção do mesmo foi feita com a ajuda de um pai.
Trepa-trepa um brinquedo e espaço onde permitiam as crianças se movimentarem dentro da sala de aula. Exploramos a possibilidade de se movimentar dentro dos limites e potencialidades de cada um, adquirindo a auto-confiança e autonomia através das capacidades motoras, desenvolvemos também a coordenação, noção de espaço, lateralidade e flexibilidade.
Realizamos brincadeiras fazendo bolinhas de sabão, onde as crianças se divertiram, movimentando-se no espaço. As atividades foram realizadas no solário e na grama externa.
 Trabalhamos a forma geométrica “círculo”, a coordenação motora ampla e autonomia, no qual as crianças se movimentaram explorando o espaço. A atividade foi realizada com as crianças várias vezes, no decorrer das mesmas elas aprenderam a assoprar, conseguindo realizar a mesma “fazer a bolinha”, se sentiram confiantes e orgulhosos ao aprender.
Organizamos o espaço “Espelho, espelho meu...” lugar onde colocamos o nosso espelho e aconteceram vários momentos de estimulção e conhecimento. 
 Dentre as atividades realizadas trabalhamos os sentimentos, onde as crianças demonstravam: alegria, tristeza e brabeza, através de expressões faciais. Foram realizadas pintura no rosto, na qual trabalhamos o sentimento alegria, realizamos também massagens, explorando o corpo e o seu conhecimento.    
Durante o dia aconteceram vários momentos espontâneos, no qual as crianças exploravam o espaço, olhavam-se e faziam caretas, através de expressões facias que mostravam seus sentimentos.
O brincar de roda estiveram presente em vários momentos durante o decorrer do projeto. Foram realizado várias brincadeiras de roda, dentro da sala de aula, no solário e na parte externa, onde tiveram uma melhor noção de espaço.              
Dentre todas as brincadeiras de roda, as mais trabalhadas foram: “Roda Cotia, Ciranda cirandinha, A Canoa virou, Atirei o pau no gato”, sendo as mais preferidas  das crianças.
 Cantamos, brincamos e através das mesmas trabalhamos a organização explorando o “círculo”, coordenação, localização, movimento e música. Durante o dia a dia o brincar de roda esteve nas brincadeiras, que aconteciam espontaneamente, convidando os colegas para formar a roda e cantavam, assim aprenderam noções de espaço e ddesenvolveram a linguagem oral através da música, adquirindo o gosto pela mesma, visando sempre o movimento.
Promovemos momentos de diversão e aprendizagem, realizando atividades e brincadeiras com bolas.Com o brincar de bola aprenderam: correr, jogar, chutar com mais equilíbrio e coordenação. As atividades foram realizadas no solário, na grama externa do cmei e estavam também na sala de aula, onde as crianças exploravam as mesmas.
 Na grama externa brincamos com bolas: “jogando para cima, chutando e rolando-as”, onde as crianças exploravam todo o espaço, visando o grande desenvolvimento motor das crianças. Exploramos também as noções de espaço “dentro/fora”, em as atividades utilizando a linha do movimento.
Tinhamos em sala de aula bolinhas coloridas, a qual as crianças adoravam o brincar e o manuseio das mesmas.
Confeccionamos junto com as crianças bolinhas de jornal, encapadas de papel crepom coloridos, a qual esteve em nossas brincadeiras. Mostraram interessados na confecção e adoraram o manuseio e o brincar com as mesmas.
 Vamos dançar? A música e a dança esteve presente durante todo o  nosso projeto. Assim ficou mais divertido...
 Ouvimos, cantamos e dançamos as músicas mais preferida das crianças: “Borboletinha, Pintinho amrelinho, O sapo não lava o pé, entre outras.
 Durante as atividades foi vísivel o grande interesse e envolvimento das crianças, mostravam interessados também em dançar com os colegase professoras. Tiveram um grande desenvolvimento oral e corporal, adquiriram rítmo corporal e aprenderam letras de músicas.
Trabalhamos  através das mesmas a socialização, rítmo corporal, linguagem oral, gestos, onde todos participaram de forma divertida. A música e a dança estiveram também em atividades diversificadas no cmei: apresentações, semana das crianças entre outras.
Foram realizadas  brincadeiras com bexigas, aconteceram no solário e em sala de aula, a qual as crianças adorarm. Joga, pega, estoura, segura... Através das mesmas trabalhamos a coordenação motora de forma divertidae prazerosa, explorando as cores.
Durante todas as ativiaddes realizadas com bexigas, mostravam-se entusiasmados,exploravam as mesmas movimentando-as pelo espaço. Ao estourar as bexigas achavam divertido, alguma das crianças mostravam inseguros, não estourando.Realizamos atividades em que foi desenhado nas bexigas, cada qual escolhia o desenho, mostravam carinhosos, cuidando de sua bexiga.
Praticamos atividades com intuito de desenvolver o equilíbrio. Equilibrar-se sobre obsttáculos parecia difícil, mas pouco a pouco as crianças foram se sentindo confiantes e seguros.
Usamos como material a linha do movimento e uma tábua sobre caixas de madeira, onde as crianças  andavam sobre a mesma. Essas atividades foram realizadas várias vezes, para visar o desenvolvimento durante o decorrer das mesmas.
 Nas primeiras ativiades realizadas notamos a dificuldade das crianças andarem sobre a mesma, muitas mostravam inseguras, precisando sempre do auxílio das professoras. Visamos o grande desenvolvimento corporalmdas crianças, se sentem mais confiantes, até saltando sem precisar do auxílio das professoras, tendo um bom equilíbrio e coordenação.
Confeccionamos um tapete bem colorido com as fotos das crianças e os nomes, o qual fazia parte do espaço “espelho, espelho meu...”
As crianças adoravam o manuseio do mesmo, identificavam-se e identificavam os colegas, estimulando o conhecimento entre eles.
 O tapete das fotos, serviu também para identidade de cada criança. Durante o dia a dia sempre brincavam com o mesmo e gostavam de carrega-lo pela sala, manuseando e explorando-o.
Foi confeccionado móbiles com bambolês, elásticos e bolinhas coloridas, através deles exploramos a coordenação, flexibilidade, noção de espaço . As crianças exploravam bastante, passando por dentro, manuseando os mesmos e passando-o pelo corpo.