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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO: ASA, ASA CADA UM EM SUA CASA


PROJETO: ASA, ASA CADA UM EM SUA CASA
PROFESSORAS: ADRIANE E ONICE
TURMA: PRÉ I A 
O projeto Asa, Asa Cada Um Em Sua Casa, foi desenvolvido pelas professoras Adriane de Oliveira e Onice Barbosa com a turma de Pré I A no CMEI Ciranda do Saber com a faixa etária de 4 a 5 anos, onde as crianças  descobriram muitas características de cada cultura e suas diferenças interesses. Consideramos que nesta faixa etária tudo deve estar voltado para o lúdico.
 A ideia de trabalhar moradias surgiu da conversa do João Pedro chegou contando que iria mudar de casa para uma casa que não tinha nada e que era mais longe da escola, sendo assim todas as crianças queriam contar onde moravam e como era sua casa.
 É imprescindível para cada criança ter um lugar para morar, sentir-se segura, conhecer o meio em que vive e valorizar sua casa e família.
Tivemos como objetivo em nosso Projeto proporcionar e ampliar o conhecimento sobre moradias a valorização onde moram que é de grande importância provendo a interação escola e família.
Explorando o mesmo com atividades onde as crianças tiveram fácil assimilação de forma lúdica, percebendo assim a moradia como um lugar de grande importância em sua vida.
Para desenvolvermos as atividades traçamos alguns objetivos como: estimular a criatividade, imaginação e a fantasia; exteriorizar emoções e sentimentos; expressar idéias e opiniões espontaneidade; incentivar o trabalho coletivo; promover a socialização; identificar os principais tipos de moradias; compreender a importância da mesma para família.
Piaget nos faz entender como nossas crianças são capazes de construir seus saberes. As crianças são adultas em miniaturas e são capazes de refletir e possuem um modo mito particular de dar significado a tudo que a rodeia.
Para Froebel a infância é a etapa mais especial da vida humana, compreendendo características e peculiaridades próprias como à curiosidade espontânea a necessidades de movimentos, capacidade de imitar, inventar, observar, descobrir e desenvolver no espaço cultural.
Cada criança é uma criança, um universo a parte com suas características.
É preciso, portanto oferecer condições para que a criança exerça seu pensamento e sua expressão e possa evoluir. “Quanto mais repertorio ela adquirir” e quanto mais puder experimentar situações diversas e confrontar o que pensa com pessoas que tem bagagens culturais diferentes (sejam elas crianças, professores, pais ou outras fontes com as quais tenha contato), mas chances à de caminhar para a diferenciação.
Nosso objetivo de trabalho foi de promover a integração entre aluno/ família e CMEI, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como: amor ao próximo, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, justiça e dignidade.
Foram realizadas diversas atividades, entre elas algumas merecem destaque.
O nosso projeto teve inicio com a contação da história dos 3 porquinhos, onde as crianças puderam manusear  o livro e diferenciar os tipos de moradias.
Realizamos esse passeio para conhecermos as casas da comunidade com os nossos alunos e eles mostraram onde moravam.
Nesse passeio os olhos se encheram ao ver e perceber a diferença dos móveis, brinquedos e como as pessoas viviam naquela época.
Muita atenção e curiosidade em conhecer as tocas dos índios.
Perguntas surgiram muitas.
Por que não chove dentro da toca?
Por que é de palha?
 Todos ficaram atentos as explicações do Senhor achando tudo muito diferente e interessante, o modo que os índios vivem. 
No passeio no museu logo ao verem os animais empalhados, surgiram as perguntas.
Eles estão vivos, a professora explicou que não foi bicho que as pessoas mataram e foi usado o seu coro e empalho. Por que tudo é tão diferente das que temos hoje.
Realizamos brincadeiras com argila no solário. Depois de manusear a mesma, confeccionaram uma oca igual a que tinham visto no passeio que fizeram na Casa da Praça.
Conhecendo as casas dos alunos...
A casa do Christopher e Analine, no passeio pela comunidade, e a confecção de suas casas.
Foto em frente a casa de Elizeu, tirada no dia do passeio pela comunidade, e a confecção de sua casa seu pai trouxe até o CMEI.
Em outro momento fizemos um passeio na casa da Tia Onice onde puderam observar sua construção e nos divertimos muito.
Casa feita pelos pais. Contamos com a colaboração dos pais para confecção da réplica de suas casas. Para que   trouxessem ao Cmei.
Assim começa a construção do bairro dentro da sala de aula.
Cada criança já consegue identificar a sua casa, só falta colocar o nome das ruas em que moram.
Em nosso segundo passeio pela comunidade conhecendo como é feita uma casa. E manipularam os materiais nela usada. Identificaram quem são as pessoas que ás constrói.
As reformas da casa da tia Fátima, adoraram ver a máquina de fazer massa de concreto para colar os tijolos,
Falaram:
─ Essa máquina parece uma batedeira grande igual aquelas de bater bolo.
Vamos todos colocar a mão na massa, para fazer os pesos para construção da casa.
Começando as estruturas da casa, com ajuda de todos. Tem que haver
segurança nessa casa para morar.
Brincando de construir casas com as madeirinhas.
Olha os móveis da casa, é muito legal parece os das nossas mães.
Visita na Fazenda Capão Alta:
 Com esse passeio as crianças puderam conhecer um pouco da história das pessoas que moravam lá.
As crianças acharam o lugar muito legal e diferente do que nos dias de hoje. 
Construção da maquete do CMEI pintando a placa de isopor para a confecção da base.
É a hora da montagem das partes da maquete e todos com a mão na massa. Precisamos da ajuda de todos.
Confeccionamos a casa de doces, para dramatização da história João e Maria.
 Agora é a hora de confeccionar os doces, bombons e pirulitos para deixar a casa atrativa e deliciosa.
Casa de doces da bruxa, vamos colar os doces deixando a casa pronta para chegada de sua dona que é a bruxa.
Montando um bolo no formato de uma casa. Que atividade para dar água na boca, este bolo foi feito com a ajuda da tia Silvia.
Essa casa nossa o material é tudo de primeira.
Olha como ficou lindo.
Hum... que delícia.
Aqui estão todos os trabalhadores que fizeram essa obra.
Agora é só saborear, vamos ver se aprovamos o feitio dessa casa, será que está boa quanto bonita.
Realizamos a dramatização da historia João e Maria que foi feita somente para os alunos da sala, eles ficaram encantados, pois os doces da casa eram de verdade, até os atores esqueceram suas falas.
Em nossa segunda apresentação da História João e Maria foi para finalizarmos nosso projeto, foi apresentado para todas as turmas do CMEI. Com alguns atores diferentes, quem adorou a casa da bruxa foi João Pedro irmão de Sabrina da Creche I B.
Olha a carinha dele!
No decorrer da realização deste projeto percebemos o desenvolvimento de cada um de nossos alunos e o entusiasmo com o qual eles realizavam as atividades, e o mesmo proporcionou momentos de aprendizado e prazer, ocasionando contato com diferentes tipos de moradias.
Para nos professores foi extremamente gratificante acompanhar o desenvolvimento individual e coletivo de cada criança.