PROJETO: ASA, ASA CADA UM EM SUA CASA
PROFESSORAS: ADRIANE E ONICE
TURMA: PRÉ I A
O projeto Asa, Asa Cada Um Em Sua Casa, foi
desenvolvido pelas professoras Adriane de Oliveira e Onice Barbosa com a turma
de Pré I A no CMEI Ciranda do Saber com a faixa etária de 4 a 5 anos, onde as
crianças descobriram muitas
características de cada cultura e suas diferenças interesses.
Consideramos que nesta faixa etária tudo deve estar voltado para o lúdico.
A ideia de trabalhar moradias surgiu da
conversa do João Pedro chegou contando que iria mudar de casa para uma casa que
não tinha nada e que era mais longe da escola, sendo assim todas as crianças
queriam contar onde moravam e como era sua casa.
É imprescindível para cada criança ter um
lugar para morar, sentir-se segura, conhecer o meio em que vive e valorizar sua
casa e família.
Tivemos como objetivo
em nosso Projeto proporcionar e ampliar o conhecimento sobre moradias a
valorização onde moram que é de grande importância provendo a interação escola
e família.
Explorando o mesmo
com atividades onde as crianças tiveram fácil assimilação de forma lúdica,
percebendo assim a moradia como um lugar de grande importância em sua vida.
Para desenvolvermos as atividades traçamos alguns
objetivos como: estimular a criatividade, imaginação e a fantasia; exteriorizar
emoções e sentimentos; expressar idéias e opiniões espontaneidade; incentivar o
trabalho coletivo; promover a socialização; identificar os principais tipos de
moradias; compreender a importância da mesma para família.
Piaget nos faz entender como nossas crianças são capazes
de construir seus saberes. As crianças são adultas em miniaturas e são capazes
de refletir e possuem um modo mito particular de dar significado a tudo que a
rodeia.
Para Froebel a infância é a etapa mais especial da vida
humana, compreendendo características e peculiaridades próprias como à
curiosidade espontânea a necessidades de movimentos, capacidade de imitar,
inventar, observar, descobrir e desenvolver no espaço cultural.
Cada criança é uma criança, um universo a parte com suas
características.
É preciso, portanto oferecer condições para que a criança
exerça seu pensamento e sua expressão e possa evoluir. “Quanto mais repertorio
ela adquirir” e quanto mais puder experimentar situações diversas e confrontar
o que pensa com pessoas que tem bagagens culturais diferentes (sejam elas
crianças, professores, pais ou outras fontes com as quais tenha contato), mas
chances à de caminhar para a diferenciação.
Nosso objetivo de trabalho foi de promover a integração
entre aluno/ família e CMEI, pois a criança desenvolve vínculos afetivos
resgatando valores morais como: amor ao próximo, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, justiça e dignidade.
Foram realizadas diversas atividades, entre elas algumas
merecem destaque.
O nosso projeto teve inicio com a contação da história
dos 3 porquinhos, onde as crianças puderam manusear o livro e diferenciar os tipos de moradias.
Realizamos esse passeio para conhecermos as casas da
comunidade com os nossos alunos e eles mostraram onde moravam.
Nesse passeio os olhos se encheram ao ver e perceber a
diferença dos móveis, brinquedos e como as pessoas viviam naquela época.
Muita atenção e curiosidade em conhecer as tocas dos
índios.
Perguntas surgiram muitas.
Por que não chove dentro da toca?
Por que é de palha?
Todos ficaram
atentos as explicações do Senhor achando tudo muito diferente e interessante, o
modo que os índios vivem.
No passeio no museu logo ao verem os animais empalhados,
surgiram as perguntas.
Eles estão vivos, a professora explicou que não foi bicho
que as pessoas mataram e foi usado o seu coro e empalho. Por que tudo é tão
diferente das que temos hoje.
Realizamos brincadeiras com argila no solário. Depois de
manusear a mesma, confeccionaram uma oca igual a que tinham visto no passeio
que fizeram na Casa da Praça.
Conhecendo as casas dos alunos...
A casa do Christopher e Analine, no passeio pela
comunidade, e a confecção de suas casas.
Foto em frente a casa de Elizeu, tirada no dia do passeio
pela comunidade, e a confecção de sua casa seu pai trouxe até o CMEI.
Em outro momento fizemos um passeio na casa da Tia Onice
onde puderam observar sua construção e nos divertimos muito.
Casa feita pelos pais. Contamos com a colaboração dos
pais para confecção da réplica de suas casas. Para que trouxessem ao Cmei.
Assim começa a construção do bairro dentro da sala de
aula.
Cada criança já consegue identificar a sua casa, só falta
colocar o nome das ruas em que moram.
Em nosso
segundo passeio pela comunidade conhecendo como é feita uma casa.
E manipularam os materiais nela usada. Identificaram quem são as pessoas que ás
constrói.
As reformas da casa da tia Fátima, adoraram ver a máquina
de fazer massa de concreto para colar os tijolos,
Falaram:
─ Essa máquina parece uma batedeira grande igual aquelas
de bater bolo.
Vamos todos colocar a mão na massa, para fazer os pesos
para construção da casa.
Começando as estruturas da casa, com ajuda de todos. Tem
que haver
segurança nessa casa para morar.
Brincando de construir casas com as madeirinhas.
Olha os móveis da casa, é muito legal parece os das
nossas mães.
Visita na Fazenda Capão Alta:
Com esse passeio
as crianças puderam conhecer um pouco da história das pessoas que moravam lá.
As crianças acharam o lugar muito legal e diferente do
que nos dias de hoje.
Construção da maquete do CMEI pintando a placa de isopor para
a confecção da base.
É a hora da montagem das partes da maquete e todos com a
mão na massa. Precisamos da ajuda de todos.
Confeccionamos a casa de doces, para dramatização da
história João e Maria.
Agora é a hora de
confeccionar os doces, bombons e pirulitos para deixar a casa atrativa e
deliciosa.
Casa de doces da bruxa, vamos colar os doces deixando a
casa pronta para chegada de sua dona que é a bruxa.
Montando um bolo no formato de uma casa. Que atividade
para dar água na boca, este bolo foi feito com a ajuda da tia Silvia.
Essa
casa nossa o material é tudo de primeira.
Olha
como ficou lindo.
Hum...
que delícia.
Aqui
estão todos os trabalhadores que fizeram essa obra.
Agora
é só saborear, vamos ver se aprovamos o feitio dessa casa, será que está boa
quanto bonita.
Realizamos
a dramatização da historia João e Maria que foi feita somente para os alunos da
sala, eles ficaram encantados, pois os doces da casa eram de verdade, até os
atores esqueceram suas falas.
Em nossa segunda apresentação da
História João e Maria foi para finalizarmos nosso projeto, foi apresentado para
todas as turmas do CMEI. Com alguns atores diferentes, quem adorou a casa da
bruxa foi João Pedro irmão de Sabrina da Creche I B.
Olha a carinha dele!
No decorrer da realização deste projeto
percebemos o desenvolvimento de cada um de nossos alunos e o entusiasmo com o
qual eles realizavam as atividades, e o mesmo proporcionou momentos de
aprendizado e prazer, ocasionando contato com diferentes tipos de moradias.
Para nos professores foi extremamente
gratificante acompanhar o desenvolvimento individual e coletivo de cada
criança.