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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO: O MÁGICO MUNDO DAS DESCOBERTAS



PROJETO: O MUNDO MÁGICO DAS DESCOBERTAS
PROFESSORAS: CAROLINE, REGIANE E SILVANA
TURMA: CRECHE I A

 O projeto “O Mágico Mundo das Descobertas” foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Ciranda Do Saber, na turma da Creche I A com 20 crianças na faixa etária de 04 meses a 2 anos, pelas professoras Caroline Izabela Michalski,  Regiane da Silva Gastão e Silvana Garcia de Souza, durante o período de maio a setembro.
A escolha do tema surgiu porque sabemos que é desde a infância que se cria bons hábitos alimentares e cabe a nós educadores e pais encaminhar nossas crianças nesse sentido para que cresçam fortes e saudáveis.
É nos primeiros meses que a criança capacidades psicomotoras e neurológicas com maior facilidade. Justamente por isso, a alimentação nos dois primeiros anos é fundamental para o futuro da criança.
Vale lembrar que no geral, são necessárias em média oito a dez exposições a um novo alimento para que a criança passe a aceitá-lo. Portanto, é preciso paciência para esse aprendizado que será fundamental para toda a vida, pois as frutas, os legumes e as verduras são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras.
O projeto “O Mágico Mundo das Descobertas”, no qual se destaca a importância da boa alimentação teve como objetivo estimular os cinco sentidos com a proposta de garantir a construção do conhecimento estimulando assim diferentes formas de aprendizagem oportunizando as crianças a experimentarem alimentos variados, desenvolvendo a autonomia para escolher seu próprio alimento.
Iniciamos com o espaço “Descobrindo as sensações“. Fizemos a caixa das sensações com caixa de papelão, madeira para dar suporte e firmeza, espuma nas bordas, encapamos com tnt azul e vermelho. Dentro colocamos algumas formas geométricas feitas com retalhos e penduramos chocalhos variados com mamadeira, objeto luminoso, brinquedo de borracha. Por fora em um dos lados colamos velcro, zíper grande e pequeno e botões de tamanhos e modelos variados. No outro lado revestimos com esponjas de louça, caixas de ovo, palitos de sorvete e espetinho, grampos de roupas que foram pintados com tinta guache colorida, pedaços de tapetes, lixas, feltro, espuma com várias divisórias onde era possível encaixar tampas de vidros de amaciante, tampinhas coloridas de garrafas pet.
As atividades envolvem diferentes texturas e sons.  Durante os trabalhos dentro e fora da sala observamos que as crianças tinham suas preferências na observação, manipulação e exploração dos materiais, mas sempre passavam por toda a caixa. Quando ficavam brincando sozinhas nos momentos de recreação não brigavam, pois eram tantas opções de materiais na caixa que não se importavam quando os colegas se aproximavam e se revezavam tranquilamente nos materiais esperando a sua vez para brincar assim que o colega saísse.
Realizamos com as crianças atividades de expressão das mãos, onde fizemos o molde da mão grande e colamos no centro diferentes materiais como areia, grãos de pipoca e arroz, manta acrílica, lixa, feltro, barbante no formato de caracol. Nessa atividade as crianças puderam sentir algumas texturas passando a mão, comparando as direrenças de cada uma, demonstraram  através de fisionomias a quais eram macias ou asperas, assim promovemos experiências envolvendo os sentidos com a percepção tátil, as cores e as sensações.                                                                                                           
Montamos um túnel com bambolês, TNT colorido, dentro penduramos alguns móbiles feitos com tiras de Eva e nas pontas penduramos alguns brinquedos e chocalhos feitos com vidrinhos de iogurte para que elas pudessem observar ao passar pelo túnel. As atividades eram realizadas dentro e fora da sala, notamos durante o desenvolvimento da mesma que grande parte das crianças ficavam sentadas no meio caminho brincando com os móbiles, então depois de algum tempo resolvemos fixar o túnel no chão em um espaço da sala para que ficasse sempre montado para as crianças brincarem nos momentos de recreação.
Como algumas de nossas crianças apenas engatinham fizemos um colchão de bexigas com tnt verde e várias bexigas. Organizamos circuito com obstáculos, onde as crianças tinham que passar sobre o colchão para chegar até a caixa. Percebemos que elas tinham muita dificuldade de se locomoverem e de se equilibrarem em cima do colchão de bexigas, por isso sempre que era possível repetíamos a atividade para facilitar o equilíbrio, a locomoção e treinar a coordenação motora de todas as crianças, passando em pé ou apenas engatinhando. Com a repetição dos movimentos ao final do projeto tivemos um grande avanço no desenvolvimento, elas já não precisavam do auxílio das professoras e conseguiam passar sozinhas tranquilamente pelo material.
Organizamos um espaço para o tato, fizemos um verso referente ao tema com as letras em Eva colorido e carimbamos com tinta guache as mãos das crianças nos azulejos em volta do verso enfeitando toda a parede como se fosse uma margem. Cada criança conseguia identificar a sua mão entre as demais quando a professora solicitava.
Cantamos músicas variadas que abordavam  a alimentação brincamos e através das mesmas trabalhamos a organização explorando o “círculo”, coordenação, lateralidade, rítimos, gestos e movimento, despertando nas crianças o gosto e o prazer pela música.
No dia a dia, o brincar de roda esteve presente nas nossas brincadeiras, a professora começava a cantar, as crianças já pegavam nas mãos umas das outras para formar a roda, algumas tentavam cantar ou repetir as palavras das músicas, assim aprenderam noções de espaço e desenvolveram a linguagem oral através da música, adquirindo o gosto pela mesma. Se divertiam brincando de roda tanto dentro da sala com fora ao ar livre. A música em si acalmava e despertava a atenção e o interesse em todas as crianças, por esse motivo sempre foi bem aceita por todas as crianças a todo momento.
Confeccionamos chocalhos com latas de leite, colocando dentro pedras, grãos de feijão, pipoca e arroz, tampinhas de tamanhos variados para as crianças obsrvarem a direfença dos sons. Encapamos as latas com eva, fixamos moldes de frutas em alto relevo e revestimos com fita larga par dar maior segurança na manipulação das mesmas. Utilizamos o material para cantarolar algumas músicas como se fossem instrumentos de nossa banda. As crianças se divertiam muito batendo nas latas.
Dos olhos faço janelas, para o mundo enchergar era o nome de outro espaço, o da chamada, onde penduramos em um bambolê fotos  com o nome de todas as criancas e professoras da sala, onde elas podiam se identificar e identificar os colegas, ao observar a imagem conseguiam dizer quem era e qual era o nome da pessoa. O material ficava ao alcance das crianças e sempre que tinham vontade o exploravam.
Com a ponta do meu nariz sabe o que eu descobri???. Esse era o espaço referente ao olfato. Montamos móbiles com elásticos coloridos e nas pontas fizemos flores em eva, no centro da flor disponibilizamos sachês de cheiros diversos como café, perfume da professora e algumas ervas , neles as crianças tinham a possibilidade de sentir diversos aromas.
Se é doce com a lingua posso provar, nesta atividade as crianças estão chupando pirutito na cor azul e verde. Exploramos essas cores assimilando objetos de mesma cor, algumas estavam experimentando o doce pela primeira vez, nenhuma criança regeitou o pirulito, até pediram mais quando terminou.
Também levamos para elas o brigadeiro, aqui tiveram a oportunidade de manusear o doce, sentindo a textura, o cheiro e o sabor. Foi uma experiência gostosa e divertida, somente uma das crianças não manipulou o alimento porque não queria sujar as mãos, mas saboreou com muita alegria e risos demonstrando gostar de brigadeiro. Tanto alunos como professoras interagiram bem na realização da atividade.
Nesta atividade mostramos a gelatina de vários sabores e cores, onde assimilamos objetos de mesma cor e  de direntes formas. Depois de realizada a atividade misturamos todas a cores do alimento em uma bacia grande, onde as crianças estão sentindo textura, aroma, cheiro e sabor. Durante as atividades foi vísivel o grande interesse e envolvimento das crianças, mostravam-se interessados em manipular e saborear a gelatina.
Dessa maneira ao trabalhamos o macarrão e os demais alimentos, buscamos  sempre incentivar as crianças a terem uma boa alimentação.
Realizamos então com as mesmas a atividade do macarrão na qual as crianças puderam conhecer e manipular o mesmo sem o molho, explorando textura, sabor, cor, desenvolvendo assim sua autonomia para alimentar-se sozinha. Logo após colocamos o molho para que pudessem ver a diferença.
Trabalhamos o movimento de pinça e estimulamos o tato, também exploramos quente/frio, as crianças participaram com muito interesse e entusiasmo pegando e saboreando o macarrão.
Visando a importância da alimentação saudável, realizamos a atividade com as frutas. Iniciamos a atividade das frutas com o abacaxi, na qual as crianças tiveram oportunidade de manusear, sentir seu cheiro, e sabor.
No começo as crianças ficaram com um pouco de receio em segurar o abacaxi, pois percebia que muitas delas ainda não conheciam a fruta, mas com incentivo por parte das professoras elas puderam passar a mão sobre a mesma, conhecendo assim sua textura.
Dando continuidade na atividade das frutas as crianças conheceram o kiwi trabalhamos, a sua textura, forma, cheiro  e sabor.
Trabalhamos também a cor verde assimilando a fruta com alguns objetos de mesma cor na sala. Durante o desenvolvimento da atividade foi visível o interesse das crianças em participar, pois se demonstraram bastantes curiosas ao ver a fruta descascada cheia de sementinhas por dentro.
Possibilitamos que as crianças conhecessem e explorassem a banana, através da mesma trabalhamos a cor amarela comparando com objetos da sala (porta, bolinhas amarelas e alguns brinquedos), assimilando com a cor da banana e ampliando seu conhecimento.
Nesta atividade a banana fez sucesso por ser uma fruta que as crianças já conheciam, todas experimentaram e adoraram a mesma.
Assistimos ao DVD da Xuxa com a música careta de limão. Mostramos às crianças a fruta, deixamos que observassem e manipulassem. Exploramos diferentes objetos dentro e fora da sala com a mesma cor do limão, ampliando o conhecimento de todas as crianças.
Exploramos o azedo do limão, algumas crianças expressaram a sensação através de caretas e outras ate gostaram da fruta.
Trabalhamos também com a fruta morango. Ouvimos a musica se os pingos de chuva fossem pingos de morango do cd da Xuxa, estimulando o sentido da audição. Através da mesma trabalhamos cores, formas, sabor. Apresentamos alguns objetos de cor vermelha assimilando com a cor do morango.
Deixamos as crianças manusear a fruta, sentindo sua textura, cheiro e observando seu formato. Incentivamos para que experimentassem, expressando assim o sabor (doce ou azedo). Nesta atividade as crianças fizeram mais caretas do que na atividade do limão.
Na atividade da uva, as crianças ficaram muito curiosas com o formato da fruta cheia de bolinhas. Com a ajuda das professoram elas lavaram a fruta tendo assim noção de cuidado e higiene com os alimentos. Organizamos um espaço na sala para realizar a atividade no qual possibilitamos que as crianças pudessem observar, e manusear a mesma.
Observamos a atitude de cada criança diante do alimento, ficaram tão encantadas com o formato da fruta que algumas delas ao invés de comer, queriam brincar achando que eram bolinhas. Foi uma atividade muito divertida e prazerosa. Através dela também trabalhamos a cor roxa comparando com objetos de mesma cor da fruta.
Dentre as atividades realizadas trabalhamos também com a fruta manga, através dela as crianças conheceram tamanho, cheiro, cor. Deliciaram-se com a mesma estimulando assim o paladar e conhecendo sabor.
Através da linguagem oral mostramos diferentes objetos da sala com a cor amarela, assimilando com a cor da manga. As crianças foram muito participativas algumas souberam identificar a cor pegando e levando ate a professora objetos na cor amarela mostrando assim estar desenvolvendo a sua memória e atenção.
A maçã também era uma fruta já conhecida pelas crianças, então fiaram muito empolgadas quando realizamos atividade com a mesma. Tiveram facilidade ao explorar e observaram atentamente quando comparamos a sua cor com outros objetos da sala.
Mostramos às crianças a diferença da fruta, que com a casca ela era vermelha e sem a casca ela ficava com outra cor. Dessa forma estimulamos o sentido da visão onde puderam observar esta diferença, do tato onde puderam pegar sentir sua textura, do paladar no qual degustaram a mesma e do olfato onde sentiram seu cheiro. A audição estimulou através da linguagem oral comentando sobre a importância de comer frutas para crescer forte e saudável.
Na atividade com o melão organizamos um espaço na sala o qual as crianças puderam conhecer a fruta, explorar a cor, a forma, o tamanho, o cheiro.
Trabalhamos também a sua cor e comparamos tamanho com outros objetos. Essa fruta não era conhecida pelas crianças, porem não foi bem aceito. Fizeram varias caretas ao provar a mesma expressando assim o seu sabor.
Através da fruta caqui, as crianças também conheceram textura, aroma sabor e cor, trabalhamos a cor laranjada observando dentro da sala quais objetos tinham a mesma cor da fruta, com auxilio das professoras algumas crianças souberam assimilar as cores.
A fruta foi bem aceita todas as crianças experimentaram e gostaram muito mostrando assim o grande avanço que tiveram no decorrer de todas as atividades realizadas com as frutas, pois experimentaram sozinhas sem precisar de estímulos por parte das professoras.
E por fim terminamos de trabalhar as frutas com o mamão que foi a preferida de todas as crianças. Ficaram muito entusiasmadas ao ver sua fruta favorita e queriam logo saboreá-la mesmo ainda estando com a casca.
Aproveitamos a empolgação das crianças para estimular os cinco sentidos, além de trabalharmos as cores e tamanho. O mamão foi à fruta que mais fez sucesso entre as crianças, tivemos um ótimo aproveitamento durante a realização da atividade, pois todos participaram sem exceções, foi uma atividade muito divertida.
 Para fazer o fechamento com as frutas realizamos com a ajuda das mães uma deliciosa salada de frutas, onde foi pedido que cada mae mandasse uma fruta das quais nos haviamos trabalhado, a atividade foi muito prazerosa, pois ao envolver as maes percebemos o quanto elas  e as crianças se sentiram felizes e demonstraram prazer no que estavam fazendo.Após o preparo as maes saboreram junto com seus filhos a salda. Visamos a importância dos pais no desenvolvimento de seus filhos e na participaçao dos mesmo nesse processo dentro da sal de aula.
Para dar continuidade ao projeto convidamos as avós para tomar um delicioso chá da tarde.
Não a nada melhor que um bolinho de chuva, um chá e o colo da vovó, as crianças e as avós gostaram bastante, foi uma tarde muito agradável onde tivemos uma boa conversa contação de história e troca de carinhos até as crianças que as avós não puderam vir ganharam um colinho.
Trabalhamos os sentidos do paladar, através da comida e bebida, o tato através do carinho das avós, o olfato através do cheiro do bolinho.
Após terminar as frutas partimos pra os legumes os quais buscamos trabalhar cor, sabor e formas.
As crianças conheceram os legumes como cenoura, chuchu, beterraba, abobrinha, entre outras puderam perceber a textura e o cheiro.
Foi uma experiência bem legal as crianças se divertiram, teve aquelas que até experimentaram o legume cru, não gostando do muito do sabor, então para resolver isso e pra que pudessem experimentar o sabor levamos as crianças pra cozinha e com a ajuda delas preparamos uma deliciosa sopa com todos os legumes que elas haviam explorado na sala. As crianças se mostarvam interessadas em realizar as atividades, sempre curiosas  tinham como prazer ajudar.
Depois da sopa pronta levamos as crianças para o refeitorio, para degustarem a sopa que ela tiha acabado de ajudar a a preparar, foi uma festa só, pois era a prmeira vez que elas foram no refeitorio e fizeram a refeiçao sozinhos
Dessa forma podemos perceber o quanto é importante que as crianças possam tocar e sentir tudo que esta a sua volta, aprendendo de forma significativa e verdadeira. Com a atividade da sopa foi possível provocar todas as sensações possíveis, além das crianças perceberem o quente e o frio.
Ao trabalharmos com alimentação buscamos não só desenvolver os cinco sentidos e sim a criança como um todo, com essa ideia confeccionamos um livro de recitas com ajuda dos pais e das crianças, os pais mandaram a receitas que mais gostavam de fazer e as crianças enfeitaram o livro de recitas com o carimbo da mão. Atividade foi baste gratificante, pois trabalhamos o tato com as crianças que amaram mexer com a tinta e reconhecer a mão, pudemos também fazer a troca de saberes entre os pais, já que todos receberam as receitas.
 E com o nosso livro pronto e para finalizar o projeto realizamos um piquenique, onde as mães levaram os pratos referentes ao livro de receitas, o piquenique foi na praça do rosário, onde as crianças puderam explorar todos os espaços na companhia de suas mães e parentes que acompanharam as mesmas.
A atividade foi um sucesso, pois a colaboração dos pais foi muito boa como na praça tem um parquinho depois que as crianças se alimentaram fomos até lá onde todos brincaram e divertiram  muito com suas  mães.
Moylis (2006), “afirma que o brincar na verdade é trabalho da criança e o meio pelo qual ela cresce e se desenvolve” (MOYLIS, 2006 P.28)
É isso que percebemos ao ver as crianças e as mães no parquinho, pois demonstravam se sentir muito a vontade e felizes no momento em que brincavam.
Nos professoras acreditamos na importância de explorar os sentidos, trabalhar com os alunos para que eles possam dar um novo visual nosso velho mundo onde as sensações boas possam ser sentidas, inclusive nas pequenas coisas.
Com a realização desse projeto pudemos constatar que a turma se interessou por tudo de novo que lhes foi mostrado, dessa forma aproveitamos essa fase do desenvolvimento infantil, proporcionando sensações novas, sons variados, imagens, texturas, cores, formas, sabores, para que as crianças vivenciem e tenham contato com tudo que esta a sua volta.